quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Tudo tem um bom motivo para acontecer

                   Você se torna aquilo que você pensa. Evite atribuir supersticiosamente aos acontecimentos poderes ou significados que eles não possuem. Mantenha a cabeça firme. Nossas mentes ocupadas estão sempre tirando conclusões, inventando e interpretando sinais que não existem de fato.

    Assuma, ao invés disso, que tudo o que acontece com você tem um bom motivo para acontecer. Que, se você decidiu ter sorte, você tem sorte. Todos os acontecimentos contêm algo vantajoso para você - se você procurar!

FONTE:

EPICTETO. Arte de viver. [Interpretação de Sharon Lebell]. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.p. 86.


Pintura de Gerald A. Cooper (1898-1975)



quarta-feira, 17 de julho de 2024

"Domine as pequenas coisas"

       Quando você se deparar com suas limitações, em vez de se concentrar em pontos fortes e inclinações, adote a seguinte estratégia: ignore seus pontos fracos e resista à tentação de ser mais parecido com os outros. Em vez disso, direcione seu foco para pequenas coisas que você faz bem. Não sonhe nem faça planos grandiosos para o futuro, mas, em vez disso, empenhe-se em se tornar um competente especialista nessas tarefas simples e habilidades imediatas. Isso lhe dará confiança e uma base a partir da qual você poderá expandir seus interesses e talentos para outras atividades. Agindo assim, com um passo de cada vez, você encontrará sua Missão de Vida. Ela nem sempre se apresenta na forma de uma grande ou promissora inclinação. Pode aparecer disfarçada de limitações, levando você a se concentrar numa ou duas coisas nas quais é bom de verdade. Trabalhando nessas habilidades, você aprende o valor da disciplina e vê as recompensas obtidas por meio dos seus esforços. Como uma flor de lotus, suas aptidões se expandirão a partir de um centro de força e confiança.  [...].

FONTE:

GREENE, Robert. Leis diárias: 366 meditações sobre poder, sedução, maestria, estratégia e a natureza humana. São Paulo: Planeta do Brasil, 2022. p. 31-32. 


Leitora, 1921.
Pintura de Eugen Spiro (1874-1972)


quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Paciência

   Nossa impaciência desequilibra os processos internos e externos da Natureza em nós. Atos e atitudes pacienciosas podem mudar nosso modo de ver e enfrentar conflitos. Lembremo-nos de que todo o problema contém em si mesmo a "semente da solução".


      [...]. A capacidade de persistir numa atividade com constância e perseverança é um dos atributos da Natureza. Precisamos aprender com ela a habilidade de equilibrar e realizar tarefas numa silenciosa quietude, pois a impetuosidade e a afobação que muitas vezes demonstramos podem destruir em minutos o que levamos anos para construir.

     Suportemos com calma tudo que acontece em nossa existência. Procuremos decifrar, aprender e refletir as mensagens enigmáticas que nos chegam através da linguagem da evolução natural. A natureza não dá saltos - a borboleta não chegou ao que é sem antes ter sido lagarta.

    No entanto, a paciência não é passividade, estagnação, ociosidade ou paralisação. É antes um potencial a ser desenvolvido com serenidade, persistência e constância. Ela permite que possamos descobrir o momento certo de perseverar ou de abdicar de relações, situações, vínculos e atividades que envolvem o nosso dia-a-dia.

      O despertar da religiosidade proporciona a paz de espírito. Paciência é um estado de alma em que a criatura não é atingida pelas inquietações ou irritabilidade, visto que se libertou do desassossego e da agitação do ego.


FONTE:

HAMMED (Espírito). Os prazeres da alma (psicografado por Francisco do espírito Santo Neto. Catanduva, SP: Boa Nova Editora, 2003. p. 41-45.


Pintura de Georgia O´Keeffe 1925.


 .

"Reconheça a grande paixão da sua alma e transforme-a numa missão"

Cada pessoa tem uma vocação especial ...  Existe uma determinada direção em que todo o espaço está aberto para ela. - Ralph Waldo Emerson   ...