domingo, 12 de novembro de 2017

O poder da bondade e simpatia


Cultivar a bondade e a benevolência para com toda a criação é uma atitude de grande importância para o progresso.
A bondade alarga o horizonte da consciência e produz uma expressão maior de vida.
Ela produz também a tendência a manifestar as melhores qualidades e nada realiza um aumento tão grande no poder interno como o emprego das melhores qualidades possuídas.
Tanto a alma como a mente tendem a desenvolver seus poderes por meio dos atos de uma bondade genuína.
Na realidade, ninguém pode receber as maiores riquezas internas sem dar, pela atitude de bondade, tudo o que já possuía de qualidades pessoais.
Quanto mais derdes à humanidade, pelo cumprimento dos encargos de vossa situação, mais as vossas forças, poderes e capacidades se desenvolverão e mais recebereis da ilimitada fonte interna.
Essa é uma lei da qual nem o materialista pode escapar.
Entretanto, essa dádiva de vossa parte só é real quando é feita de coração, sendo então uma expressão de vossas forças para um grande objeto.
Para que a vossa atitude de bondade e benevolência seja real, é preciso que façais tudo o que vos compete fazer com grandeza de alma e com sentimento de profunda bondade e benevolência para com tudo o que exige o vosso cuidado e atenção.
A bondade leva à simpatia, pois que ela desperta em vós uma compreensão íntima da natureza real das coisas.
A atitude de simpatia está sempre ligada à bondade e benevolência, sendo também um estado mental de grande importância. [...].

CAMAYSAR, Rosaris. O despetrar da alma. São Paulo: Editora "O Pensamento", 1934. p. 91-92.

Azalea indica var. variegata.
 Paxton´s Magazine of Botany, and Flowerin Plants. London. v.7, 1841.
www.biodiversitylibray.org

sábado, 11 de novembro de 2017

Ressonância


A gratidão torna as pessoas agradáveis. Gostamos de conviver com pessoas gratas. A gratidão é uma condição para que eu possa efetivamente encontrar o outro e também queira isso. Não gosto de me abrir diante de uma pessoa ingrata. Tenho a impressão de que minha abertura não produz nenhuma ressonância. A gratidão é a base da ressonância sobre a qual acontecem as conversas e encontros. Por isso, o sentimento de gratidão é vital para uma boa comunidade. A gratidão é a expressão concreta de que eu aceito o outro, de que estou feliz por ele estar na minha comunidade. Esses sentimentos devem ser expressos para que se mantenha o bom nível emocional em uma comunidade.

GRÜN, Anselm. Deixe as preocupações de lado e viva em harmonia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 99-100.


Alstroemeria pulchella var pilosa.
 Edwards´s Botanical Register. v. 17, 1831.
www.biodiversitylibrary.org

A arte suprema

O monge beneditino Anselm Grün, em seu livro Deixe as preocupações de lado e viva em harmonia . 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 164-1...