sexta-feira, 30 de março de 2018

Notas de Aromaterapia: Alecrim


Patrícia Davis em seu livro Aromaterapia nos ensina como evitarmos a fadiga mental:

Qualquer dos óleos essenciais classificados como estimulantes ou cefálicos pode ajudar a reduzir a fadiga mental, embora seja uma grande imprudência usar qualquer um deles em excesso. [..].
Os óleos de Alecrim, Hortelã-Pimenta e Manjericão são os mais utilizados para essa finalidade, sendo que, entre eles, sempre considerei o de Alecrim o mais útil, apesar de conhecer pessoas que têm grande confiança no de Manjericão. Um banho com 6 gotas de óleo de Alecrim será maravilhoso quando acordarmos já exaustos pela manhã, sabendo ter pela frente um dia árduo. A Hortelã-Pimenta é mais usada na forma de chá, o que é bem mais seguro do que o uso de chá forte, de café para nos ajudar durante uma longa jornada de trabalho.
Um dos meus métodos favoritos para manter-me alerta e com a mente desanuviada consiste em colocar 12 gotas de óleo de Alecrim em um vaporizador de óleos essenciais situado sobre a minha escrivaninha. Em circunstâncias em que isso não é possível, como quando estamos ao volante durante uma longa vagem, podemos colocar uma única gota de Alecrim em cada pulso, de modo que, ao movimentarmos as mãos, o vapor seja liberado para que o inalemos. Às vezes recorro a esse método quando estou escrevendo. [...]".

FONTE: DAVIS, Patricia. Aromaterapia. São Paulo: Martins Fontes, 1996. p. 187.


Alecrim (Rosmarius officialis).
William A.R. Thomson. Guia Práctica ilustrada de Las plantas medicinales. 1978.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paciência

   Nossa impaciência desequilibra os processos internos e externos da Natureza em nós. Atos e atitudes pacienciosas podem mudar nosso modo d...