quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

A paciência é um santo remédio


A paciência é um santo remédio, que previne nossas explosões emocionais quando nos defrontamos com as inevitáveis contrariedades da vida e quando as coisas não acontecem no tempo que esperamos. A vida nem sempre será como a desejamos, como a planejamos. Ela tem uma sabedoria própria, que nos leva para onde é melhor para a nossa evolução, ainda que não sejamos capazes de enxergar isso num primeiro momento. E as coisas nem sempre vão ocorrer no nosso tempo, mas no tempo em que o resultado estiver maduro para surgir. As pessoas também nem sempre vão corresponder às nossas expectativas, pelo menos não o tempo todo. Inevitáveis, portanto, algumas doses de frustração em nossa vida!
A vida tem o seu próprio tempo, o seu ritmo, as pessoas têm a sua própria cadência e as suas próprias oscilações. Não temos como antecipar o amadurecimento de um fruto. Ele tem o seu próprio ciclo, e a paciência nos ajuda a compreender e respeitar os ritmos da vida, bem como o momento evolutivo de cada pessoa (e o nosso também).
Viver impacientemente leva a desgastes constantes, que arrasam as forças do nosso jardim!
É preciso reconhecer que nem tudo esta em nossas mãos, que não somos deuses, capazes de exercer o controle sobre pessoas e coisas (graças a Deus), sequer temos conhecimento suficiente para aferir, com segurança, o tempo em que os fatos devem acontecer - e se devem acontecer. Não somos onipotentes, nem oniscientes. Admitir isso ajudará muito a minimizar a nossa ansiedade e frustração, causas básicas da nossa impaciência".

DE LUCCA, José Carlos. O jardim de minha vida. São Paulo: Planeta do Brasil, 2017. p. 76-77.




 Pintura de Leon Roulette

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paciência

   Nossa impaciência desequilibra os processos internos e externos da Natureza em nós. Atos e atitudes pacienciosas podem mudar nosso modo d...