terça-feira, 3 de junho de 2025

"Reconheça a grande paixão da sua alma e transforme-a numa missão"

Cada pessoa tem uma vocação especial ... Existe uma determinada direção em que todo o espaço está aberto para ela.

- Ralph Waldo Emerson



        Cada um de nós nasceu para realizar uma tarefa especial na terra. Isso quer dizer que existe algo que cabe a nós fazer, e a ninguém mais - e, a menos que o façamos, para o bem das pessoas que amamos ou para o aperfeiçoamento da humanidade, ninguém mais o fará.

      Muitas pessoas não têm a menor ideia de qual seja a sua missão, nem mesmo de que devem ter uma. Para descobrirmos qual é a nossa missão, devemos primeiro nos perguntar: Qual a minha paixão? O que adoro fazer, o que preenche a minha vida? Sinceramente, o que me faz feliz?

    Um ditado hasídico alerta: "Todos deveríamos observar cuidadosamente a direção a que os nossos corações nos levam; e, então, deveríamos escolher seguir essa direção com todas as nossas forças". Você saberá qual é a sua paixão, pois ela fará com que o seu coração cante de alegria. É ela que nos faz pular da cama de manhã. Quando falamos sobre nossa paixão, nos sentimos animados, vigorosos e cheios de vida.

      Isso não quer dizer que será sempre fácil seguir a paixão da nossa alma. Poderá ser como uma mistura de agonia e êxtase. Para começar, teremos de silenciar as vozes desagradáveis, que farão tudo para abafar a voz da nossa alma. [...].

     Outro motivo pelo qual não é fácil seguirmos a nossa paixão decorre do fato de termos de trabalhar duro. O nosso chamado é a caldeira onde forjamos a nossa verdadeira identidade. É o laboratório onde, como alquimistas do espírito, aprendemos a transformar os metais não preciosos da nossa natureza inferior no ouro do nosso eu superior.

    Este trabalho com a alma é um labor sagrado que realizamos, não só para o nosso benefício, mas também para o benefício do próximo. O resultado será a dádiva que poderemos oferecer no altar da humanidade.

FONTE:

PROPHET, Elizabeth Clare. A espiritualidade em prática: como enriquecer a vida diária com mais paixão, criatividade e equilíbrio. Rio de Janeiro: Nova Era, 2009. p. 15-17.


Pintura de Marianne North (1830-1890) -  Naturalista e artista botânica inglesa


domingo, 6 de abril de 2025

Conecte-se ao seu destino

Só não falem de dons e talentos inatos! Podemos nomear grandes homens de toda espécie que foram pouco dotados. Mas adquiriram grandeza, tornaram-se "gênios". [...]. Todos tiveram a diligente seriedade do artesão, que primeiro aprende a construir perfeitamente as partes, antes de ousar fazer um grande todo; permitiram-se tempo para isso.

- Friedrich Nietzsche 


    Como a essa altura você já deve saber, a Maestria não é uma questão de genética, tampouco de sorte, mas de seguir suas inclinações naturais e o profundo desejo que o instiga. Todo mundo tem essas inclinações. O desejo que existe dentro de você não é motivado por egoísmo ou pura ambição de poder, emoções que na verdade atravancam o caminho para a Maestria. Em vez disso, é uma expressão profunda de algo natural, algo que marcou você desde o nascimento como um indivíduo singular. Ao seguir suas inclinações e avançar em direção à Maestria, você faz uma grande contribuição à sociedade, enriquecendo-a com descobertas e ideias perspicazes e aproveitando ao máximo a diversidade na natureza e em meio à sociedade humana. Verdade seja dita, é o cúmulo do egoísmo meramente consumir o que os outros criam e se fechar numa concha de objetivos limitados a prazeres imediatos. Afastar-se de suas inclinações só pode levar à dor e à decepção em longo prazo, resultando na sensação de que você desperdiçou algo único. Essa dor será expressa na forma de amargura e inveja, e você não reconhecerá a verdadeira fonte de sua depressão. Seu verdadeiro eu não fala por meio de palavras ou frases banais. Sua voz vem de dentro de você, do substrato de sua psique, de algo enraizado e entranhado fisicamente dentro de você. Ela emana de sua singularidade e se comunica por meio de poderosos desejos e sensações que parecem transcendê-lo. Em última análise, você não é capaz de entender por que se sente atraído por certas atividades ou formas de conhecimento. A verdade é que isso não pode ser verbalizado ou explicado. É simplesmente um fato da natureza.

FONTE:

GREENE, Robert. Leis diárias: 366 meditações sobre poder, sedução, maestria, estratégia e a natureza humana. São Paulo: Planeta do Brasil, 2022. p. 121-122.


Pintura de Albert Lynch (1851-1912)


quinta-feira, 20 de março de 2025

Demonstre consideração pelos outros

    A consideração pelos outros é uma virtude despretensiosa; é a régia caridade vestida com roupas humildes e, por isso, costuma passar despercebida. Se você prestar algum serviço ou perdoar uma ofensa, receberá gratidão e admiração. Mas se você tiver consideração para com os outros, raramente ouvirá um elogio por isso. Pessoas atenciosas fazem questão de praticar essa virtude de forma que ela beneficie a muitos, mas seja notada por poucos.

   O amor atencioso, com um ar que inspira reverência, manifesta-se  em grande parte nas pequenas coisas da vida. Mas, muitas vezes, a pessoa achará mais difícil fazer essas pequenas coisas do que praticar ações heroicas. Mesmo que essas ninharias fossem de pouca importância, ainda assim representariam algo realmente grande, porque a consideração encontra ocasiões de ser vivida a cada instante do dia.

    Você pode mostrar consideração evitando ruídos inúteis e irritantes, como o de portas batendo, o de andar arrastando os pés, ou de falar, rir ou cantar ruidosamente quando outras pessoas estão tentando descansar ou trabalhar. essas condutas inconvenientes, além de indicarem falta de consideração, manifestam também fraqueza de caráter uma carência de qualidades mais refinadas que caracterizam uma alma generosa. Essas condutas podem ser motivadas pelo desejo tolo e pervertido de chamar a atenção para si mesmo ou de perturbar os outros por uma vingança mesquinha ou antipatia.

FONTE:

LOVASIK, Lawrence. O poder oculto da amabilidade: um manual prático para almas que se atrevem a transformar o mundo, pouco a pouco. São Paulo: Cultor de Livros, 2022. p. 113.


The floral magazine, London, v. 6, 1867.
www.biodiversitylibrary.org


 

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

Notas de Aromaterapia: Bergamota

    A bergamota é uma árvore cítrica perene com cerca de 5 metros de altura que dá frutos amarelo-esverdeados, aromáticos, do tamanho de uma laranja. O óleo essencial da Bergamota é extraído da casca da fruta e é valorizado por suas propriedades aromáticas e terapêuticas.

    Margaret Ann Lembo em seu livro Guia completo de Aromaterapia e cura vibracional, comenta sobre os usos espirituais com o óleo essencial: O óleo essencial de Bergamota ajuda a abrir caminhos na mente e no cérebro para o acesso a esferas superiores de consciência.

    Quanto aos usos mentais ela diz que: aroma leve e fresco da Bergamota purifica o palato e a mente. Use-a para combater a desorientação e obter concentração e clareza. Esse óleo estimulante ajudará você a ter bons pensamentos sobre si mesmo e aprimorar a percepção de suas qualidades positivas.

    Ensina também uma Afirmação para ser dita enquanto inala o óleo essencial:

    Meus pensamentos aumentam minha     autoconfiança e coragem. Ajo sem medo neste mundo. Sou entusiasta. Sinto prazer em cumprimentar e encorajar outras pessoas. A alegria é parte  normal de minha vida. meu sistema digestivo é saudável. Consigo absorver e processar com facilidade tudo o que acontece à minha volta.

A autora ainda indica, como complemento, o uso de Florais de Bach:

CERATO - Para orientação e autoconfiança.

ELM - Para superar sentimentos depressivos.

LARCH - Para confiança.

WILLOW - Para pensamentos positivos.


FONTE:

LEMBO, Margaret Ann. Guia completo de aromaterapia e cura vibracional: 60 óleos essenciais e seus elementos vibracionais correspondentes. São Paulo: Editora Pensamento Cultrix, 2020.


Bergamota 
Citrus bergamia


"Reconheça a grande paixão da sua alma e transforme-a numa missão"

Cada pessoa tem uma vocação especial ...  Existe uma determinada direção em que todo o espaço está aberto para ela. - Ralph Waldo Emerson   ...