O Sábio não tem paciência; tem confiança
É fácil encontrar motivos para ficarmos impacientes: trânsito, fila, demoras, lentidão. Impaciência está relacionada com o tempo. Quando as coisas não acontecem no tempo que gostaríamos, ficamos ansiosos ou impacientes. Achamos que as coisas boas demoram a chegar e que as ruins nunca vão embora.
Existe um ditado popular muito profundo que diz: "Não há bem que sempre dure nem mal que nunca acabe". Isso é sabedoria pura! É uma percepção extremamente lúcida da realidade. Todas as coisas - boas e ruins - são transitórias na vida. Tudo é passageiro. Tudo neste mundo está em constante transformação, assim como as estações do ano, os ciclos das águas, as nuvens no céu, a evolução das espécies, as tecnologias, as teorias científicas, os valores morais, o universo em expansão.
Nada dura para sempre. Tudo é impermanente. Toda situação é só uma transição, um momento. As coisas vêm e vão. Como as flores e as frutas. Como as alegrias e os problemas. Como a ventania e a chuva.
Para o Sábio, nada é um problema. Justamente porque tudo é impermanente. Quando acontecem coisas boas, ele agradece a oportunidade que a vida oferece, mas não se apega. Ele se encanta com a beleza das flores, mas sabe que a primavera não é para sempre. Quando acontece uma situação dolorida, ele também agradece a oportunidade que a vida oferece e procura aprender com a situação. Ele sabe que, na Natureza, quanto mais rigoroso for o inverno, mais doces serão os frutos.
Pensando bem, a qualidade do Sábio não é a paciência. É a confiança! A confiança nos processos naturais da vida. Ele sabe como a coisas funcionam. Ele conhece a Natureza. Ele conhece o Caminho.
![]() |
| Pintura de Robert William Vonnoh (1858-1933). |
..jpg)
Comentários
Postar um comentário