Seguir o caminho é respeitar e ser humilde
Roberto Otsu em O caminho sábio: Tao-te-ching como fonte de inspiração e orientação pessoal. 2008. p. 115, faz uma reflexão sobre o Aforismo 41 do Tao-te-ching:
"Qualquer pessoa que eu encontrar pelo caminho sempre será melhor do que eu em alguma coisa". São palavras de Ralph Waldo Emerson, filósofo norte-americano que viveu no século XIX. Trata-se de uma frase muito profunda. Se, por um lado, alguém sempre é melhor do que nós em alguma coisa, então logicamente nós também sempre seremos melhores do que outros em alguma coisa. E, no final, ninguém vai ser absolutamente melhor do que ninguém. A frase nos lembra a importância da humildade e, ao mesmo tempo, alavanca nossa auto estima - mas sem arrogância.
A humildade e o respeito são muito importantes para os sábios orientais. Eles entendem que, quando não temos humildade nem respeito, costumamos ridicularizar as pessoas e damos enormes gargalhadas. Só ridicularizamos as pessoas quando nos sentimos arrogantes superiores ou quando achamos alguma coisa "um absurdo". No entanto, algumas vezes achamos uma coisa ridícula devido à nossa incapacidade de entender. Daí ou por respeito ou humildade, é melhor ficarmos quietos. Se tivermos humildade e respeito, não ridicularizamos nada nem humilhamos ninguém com risadas, piadinhas, indiretas, ironias ou sarcasmos.
Na vida, as coisas mais importantes e mais profundas são paradoxais. As coisas não são tão lineares, estanques, definitivas e "coerentes" como a nossa lógica e o nosso ego desejam. Quando entendemos que as antíteses e as contradições não implicam exclusões, mas que são realidades complementares, aí, sim, somos capazes de compreender profundamente as coisas aparentemente absurdas e ridículas. Esse é o Caminho.

Comentários
Postar um comentário