segunda-feira, 30 de março de 2020

O que abre a porta


O medo é irmão da preocupação. Nós nos preocupamos muito porque sentimos medo de que possa acontecer algo que nos sobrecarregue. Um ditado chinês diz que o medo bate na porta da nossa alma. "O medo bate à porta. A confiança abre. Não há ninguém lá fora". A maioria das pessoas mandará a preocupação abrir a porta. Quando o medo bate à nossa porta, muitas vezes reprimimos a confiança. Ela não tem coragem de atender. O ditado nos convida a deixar a confiança abrir a porta, apesar de todo medo que há dentro de nós. Nenhum de nós tem apenas medo, nenhum de nós tem apenas confiança. Sempre temos ambos. Cabe a nós decidir quem escolhemos para abrir a porta. Quando a confiança a abre, podemos vivenciar a libertação de ver que não há ninguém lá fora. Quem bateu à nossa porta foi só o medo da nossa alma, não foi ninguém do mundo real.

FONTES:

GRÜN, Anselm. Deixe as preocupações de lado e viva em harmonia. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 22-23.

DUQUES, Maria. Os florais de Bach e as síndromes do feminino.  2. ed. Rio de Janeiro: Record: Rosa dos Tempos, 1997. p. 41.



Mimulus guttatus
Botanical register. v. 13, 1815.
Desenho de M. Hart.
www.plantillustrations.org

Mimulus guttatus é uma das plantas utilizadas na composição dos Florais de Bach para os medos conhecidos da vida diária. (Maria Duques, 1997).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paciência

   Nossa impaciência desequilibra os processos internos e externos da Natureza em nós. Atos e atitudes pacienciosas podem mudar nosso modo d...