sábado, 16 de janeiro de 2021

Seja grato!

     Analisando as pessoas felizes, pude observar que uma das características mais marcantes que apresentam é ficarem agradecidas por tudo o que lhes ocorre de bom. A gratidão está essencialmente ligada à felicidade; uma não vive sem a outra. Aliás, a felicidade nada mais é do que um estado de espírito, e uma pessoa agradecida sentirá o mundo de uma forma muito mais alegre. Se o poeta William Blake afirmou que a gratidão é o próprio paraíso, eu afirmo que a ingratidão é o próprio inferno. [...].

   O ato de agradecer é uma postura psicológica que visa focalizar o que já temos, pois, em regra, damos mais importância ao que não temos. Escreveu Mário Quintana que louco é quem não procura ser feliz com o que tem.

    Quem focaliza o que não tem, vive na reclamação, queixa-se de tudo e de todos, torna-se uma pessoa insatisfeita e mal-humorada, acabando por afastar o concurso espontâneo das pessoas. Se há uma pessoa que por vezes pensa em se afastar dos outros, ela é mal-agradecida. Sentimos certa rejeição em querer ajudar alguém que já nos foi ingrato outras vezes, não é verdade?

    É por isso que, quanto menos gratos formos, menos receberemos do universo. Há um provérbio segundo o qual Deus não dá nada àqueles que mantêm os braços cruzados.

    Já a pessoa agradecida está com os canais abertos às bençãos divinas. Quanto mais agradece, reconhecendo quanto já foi abençoada por Deus, mais a vida lhe retribui com novas bençãos, pois sua mente vive na abundância. [...].

FONTE:

DE LUCCA, José Carlos. Atitudes para vencer. São Paulo: Petit, 2007. p. 61-62.


Pintura de Daniel Ridgway Knight (1839-1924)



    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paciência

   Nossa impaciência desequilibra os processos internos e externos da Natureza em nós. Atos e atitudes pacienciosas podem mudar nosso modo d...