sábado, 2 de janeiro de 2021

Um presente

 

    Além do amor, o ser humano precisa da amizade, se não quiser sofrer prejuízo em sua alma. Antigos poetas e filósofos viviam do tesouro da amizade e lhe cantavam louvores. Para os filósofos gregos, a amizade é também expressão de virtude. Pitágoras, que dirigia pessoalmente um grupo filosófico de amigos, chamava a amizade de mãe de todas as virtudes. Por isso só podem ter amizades as pessoas que têm um bom núcleo interior. Quem só gira em torno de si é prisioneiro de si mesmo e incapaz de amizade. Os pressupostos humanos para o surgimento da verdadeira amizade são vários, mas sempre se considera que é um presente quando duas pessoas se encontram na amizade. Assim diz o maior filósofo grego, Platão: "Deus faz os amigos; Deus leva o amigo ao amigo".

    É, em última análise, uma força superior que leva a se encontrarem duas pessoas nas quais ressoa o mesmo sentimento. Os próprios amigos muitas vezes não sabem por que se tornaram amigos e como surgiu a amizade. Sempre existe algo misterioso em torno do surgimento da amizade. De repente ela está aí. As portas de meu coração se abriram exatamente para esta ou estas pessoas.


FONTE:

GRÜN, Anselm. O livro da arte de viver. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. p. 147.


Amizade
Pintura de Albert Lynch (1851-1912). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paciência

   Nossa impaciência desequilibra os processos internos e externos da Natureza em nós. Atos e atitudes pacienciosas podem mudar nosso modo d...